Foto do Mateus comemorando o Seu Gol na Semi final Vila Nova 3 x 1 Goias
Reportagem do Diário da Manhã - IDOLOS do AMANHA - Jogadores selecionados
_ MINHA HISTÓRIA
_ Minha data de nascimento é 24.04.1987. Meu nome é Mateus Dafico Isecke, Sou canhoto. Sou jogador de meio campo (Meia Esquerda). Jogo futebol desde os 5 anos de idade.
_ Quando fiz 5 anos de idade, na escola do Goiás E. C. comecei a praticar o futebol de salão (futsal). Até que no final do ano de 1994, um ex-jogador profissional (Rodrigues), me transferiu para o futebol de campo. Quando iniciou o ano de 1995, cheguei para o futebol de campo e naquele momento os professores estavam selecionando os garotos para formar a equipe de Dente de Leite. Fui aprovado e passei a atuar como Volante e promovido a Capitão da equipe. Até quase o final do ano de 1999, joguei nas equipes do Goiás E. C. quando tive que interromper para fazer um tratamento de saúde. Tive inflamação de glândulas. Curei-me e retornei a jogar, só que por outra equipe. Retornei para atuar na equipe da Sociedade Esportiva Futebol Arte, onde já no primeiro ano consegui ser campeão Sul Americano invicto. Atuei por essa equipe até a metade do ano de 2002, onde fui campeão por duas vezes. Na metade do ano de 2002, me transferi para atuar precocemente na equipe sub-20 da Aparecidense/AJAX. Fiz alguns jogos por essa equipe e me transferi para Esportiva MG a convite do treinador Lula ex Atlético C. G. e treinador do sub-20 citado. Nesta época (ano de 2002) o treinador me colocou para atuar como meia ofensivo (Meia Esquerda, onde é a posição que jogo até os dias de hoje). Fui Vice campeão na minha primeira disputa por esta equipe. Fui Campeão no ano de 2003 no Torneio da Amizade e consegui no ano ser destaque (Ganhei diploma de destaque do torneio). Neste ano (2003) fui convidado a realizar umas partidas amistosa para o Juvenil do Vila Nova F.C. que culminou com minha transferência para este Clube.
_ No inicio do ano de 2004 fui atuar pela equipe do Vila Nova F. C. e assinei contrato que iria até o final de Março de 2007. Nessa equipe, fui campeão nas duas primeiras competições que participei. Tinha a função de preparar as jogadas, alem de executar todas as penalidades de bola parada (faltas, Pênalti e escanteio). No ano de 2005, já na equipe sub-20, no primeiro ano de Juniores, fui campeão do estado com o treinador Roberto Oliveira.
_ Neste ano fui selecionado juntamente com outros atletas de outras equipes e mais 3 atletas do Vila Nova F. C. como destaque e promessa real, como prova o artigo do Jornal "DIARIO DA MANHA" do dia 13/09/2005. Verificar integra da noticia no site www.dm.com.br
Título do artigo
"Os Ídolos de amanhã".
Matérias Relacionadas
"Vila Nova Futebol Clube".
_ Neste Ano tive oportunidade de compor o grupo de Profissionais do Vila Nova, onde atuei em varias partidas. O primeiro jogo pelo profissional do Vila Nova, foi com o Técnico Mauro Galvão.
_ Neste ano tive também a infelicidade de machucar o ligamento colateral medial do joelho esquerdo, no mesmo dia de embarcar para disputar uma competição nacional (Copa Belo Horizonte de juniores - Copa BH). Fiquei parado por 8 semanas fazendo tratamento. Quando retornei a competição "Taça Goiás", estava em andamento, mas conseguimos ainda um 3º lugar.
_ Fui selecionado para disputar outra competição Nacional "Copa São Paulo de Juniores" (inicio do ano de 2006). Após esta competição, por motivos pessoais resolvi parar o futebol e comecei uma preparação para ingressar na Universidade. Entretanto pela metade do ano de 2006, resolvi voltar a jogar. Fiz trabalho de condicionamento físico durante 2 meses com acompanhamento de um preparador físico da equipe do Vila Nova F. C. (RODRIGO ROCHA SALES). Após, voltei a jogar na equipe do Vila Nova F. C., quando fui convidado para atuar na UNITRI da cidade de Uberlândia - MG. Desliguei-me do Vila Nova F. C. precipitadamente e acabei não acertando com a equipe da UNITRI. Retornei ao Vila Nova F. C. Reiniciei os treinamentos e fui chamado para assinar novo contrato. No dia da assinatura deste, após já ter assinado, fui para o treino e infelizmente tive uma contusão com gravidade relativa nos ligamentos do tornozelo esquerdo. Fui para o Departamento Medico para tratamento e recuperei após o termino do primeiro turno do campeonato goiano de Jr (40 Dias PARADO).
_ Devido à alteração na faixa etária da Taça São Paulo, estava propenso a me desligar novamente do futebol e voltar a me dedicar somente na preparação para o Vestibular. Entretanto, tive convite para atuar pela equipe do Ceres F. C. Resolvi aceitar o convite e fui disputar o segundo turno por esta equipe. No ano de 2007 acabei disputando o campeonato Goiano sub-20 pelo Ceres, onde fomos a final contra a equipe do Goiás E. C. e nos sagramos Vice campeão. Em 2008 passei no vestibular para Educação Física pela segunda vez e resolvi parar novamente o futebol para me dedicar aos estudos, pois já era a segunda vez que após ser aprovado para faculdade não me matriculava, devido ao futebol. Tive proposta para atuar por equipes de Brasília - DF e outras regiões, mas não aceitei. Resolvi ficar em Goiânia e fazer a Faculdade.
_ Fui aconselhado a não desistir do futebol, ou seja, parar. Muitas pessoas e também treinadores foi contra a minha decisão, entretanto estava meio desiludido e preocupado com meu futuro. Precisava ter uma profissão que me garantisse, e o futebol, nesta época da minha vida, me provocava incertezas. Coloquei na balança e tomei a decisão sozinho e um dos fatos que mais pesou foi; já tinha sido aprovado por duas vezes no vestibular, sendo que da primeira vez eu não me matriculei por causa do futebol. Hoje, pretendo voltar a jogar (ainda sou novo e sei que posso), pois já encaminhei bem meu curso superior de Educação Física, inclusive ministro aulas de iniciação esportiva, e supervisor em academias, e se no dia em que encerrar meu sonho ou não fazer dele a realidade, voltarei a Universidade e com pouco tempo estarei com meu diploma de nível superior. Estou disposto a voltar. Posso atuar na Europa, principalmente por ter facilidade em adquirir o Passaporte Comunitário. No momento posso Trancar a Matricula na Faculdade e me dedicar ao futebol, e futuramente retornar aos estudos sem prejuízo no meu curso universitário.
_ Acertei com a equipe da Canedense 2º divisão de Goiás para recondicionar e inicio os treinos no dia 23/06/2009. Devo estar indo para o Estado de Minas Gerais para disputa da segundona.
_ Com menos de 20 dias na Canedense, tive uma lesão pubiana (PUBALGIA) sentida nos treinos e fui obrigado a me afastar para tratamento. Liberado pelo Dr. Ricardo Couto (Vila Nova F.C.), fiz fisioterapia e fortalecimento com o Fisioterapeuta Luiz Frazão e estou liberado para treinos e jogos. Esta liberação ocorreu no final de Outubro e inicio de Novembro.
PENSAMENTO
Estou tentando retornar a jogar futebol. Meia esquerda habilidoso. Abandonei o futebol de maneira parcial. Estava inseguro quanto ao meu futuro e tomei a decisão de dedicar prioritariamente aos estudos Universitários. Estou para concluir um curso Universitário e por ter apenas 22 anos de idade, estou esperançoso quanto ao meu futuro. Espero ter oportunidade de poder voltar ao Futebol.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS :
_ Canhoto excelente armador, com lançamentos precisos tanto em bolas pelo alto, quanto em bolas por baixo. Um dos fundamentos em que se destaca é o lançamento longo.
_ Excelente cobrador de faltas e escanteios.
_ Excelente visão de jogo (Visão periférica), joga de cabeça erguida.
_ Facilidade para jogar como segundo e terceiro volante com excelente pegada na marcação e facilidade para puxar o contra ataque em velocidade e armando os atacantes com lançamentos precisos. _Pode também atuar como ala esquerda.
_ No Sub-17 executava todos lances de bola parada. Tanto, Escanteios, Pênaltis e Faltas.
OBS.:O Mateus é um meia bom no combate e ótimo na assistência. Tem como característica principal lançamentos longos na armação do jogo com boas assistências que resultam em Gols.
_ Mateus é um jogador Meia esquerda completo. Ele faz um pouco de tudo, ele deve ganhar a bola, distribuí-la bem, uma bom passe com criatividade.
_ Mateus se movimentada com muita energia. Ele tem habilidade e capacidade técnica em abundância, mas ele pode atuar no combate; e na, ou só na, armação; ou na Ala esquerda. Ele tem potencial para Gols, explosão na arrancada, e para marcar gols principalmente com seus pés.
_Mateus teve um início promissor em sua carreira. Embora, depois de ter parado no ano 2008, para freqüentar a escola (Universidade).
_ A principal função é livrar o ataque do time adversário, e manter a posse de bola, e alimentar os atacantes, para fazer o gol. O Meia esquerda Mateus pode, desempenhar um papel mais defensivo, ou mais ofensivo. O Mateus tem uma série de competências: ele defende, ataca, dribla e passa, em qualquer jogo. Ele pode agir, com uma determinada tarefa de desmantelar os ataques do adversário; ou a capacidade, de criação e gols; ou têm responsabilidades iguais entre ataque e defesa. O Mateus tem a capacidade de ser combativo, embora também ser criativo.
_ Os Meias são os mais influentes do jogo, portanto, talvez seja mais susceptível de influenciar o resultado de um jogo do que outras posições, especialmente se eles têm uma boa visão para passar ou a habilidade para fazerem gol, como são as virtudes de Mateus. O Mateus, gasta mais energia durante um jogo, porque ele pode ser chamado de volta para a defesa, ou obrigado a atacar juntamente com os atacantes.